[OPINIÃO] - A confiança exagerada de Mourinho no elenco pode prejudicar o Chelsea

José Mourinho.
Antes de tudo preciso dizer que amo Jose Mourinho e não há no mundo alguém mais habilitado que ele para comandar o Chelsea. Mas ele está cometendo um grande erro em “fechar” com o elenco que tem em mãos e não se preocupar em reforços.

O Chelsea é o atual campeão da Premier League, isso ninguém tira, mas até que ponto podemos dizer que temos um elenco a altura de nossas pretensões? Terminamos a temporada passada com um futebol abaixo do esperado. Pra ser mais exato, em 2015, o Chelsea só fez uma grande atuação na Premier Legaue, que foi a goleada por 5 x 0 contra o Swansea no Liberty Stadium, ainda em janeiro.

Fora isso vimos um time que levou o campeonato em banho Maria, vimos uma eliminação patética na Liga dos campeões, vimos uma eliminação vergonhosa na FA Cup. A esperança de todos era que na janela de transferências o time se reforçasse e voltasse forte para brigar por todos os títulos, mas até agora nenhum reforço de peso chegou, e pior, José Mourinho deixou claro que não virá porque ele confia no elenco, que segundo ele, é capaz de levar bi inglês e ainda brigar pra ser campeão da Liga dos campeões. Será? A pré-temporada já mostrava que ele estava equivocado, mas todos dão um desconto porque pré-temporada não serve de base, mas perder um titulo pro Arsenal, com uma atuação fraquíssima como a que tivemos já era um sinal de alerta. E pra piorar, a estreia na Premier League foi muito ruim. Perdermos dois pontos em casa, fizemos dois gols de sorte, o Swansea criou mais, jogou melhor, e merecia até vencer. Após o jogo Mourinho voltou a dizer que confiava no elenco e que o Chelsea não precisava contratar 3, ou 4 jogadores, que apenas queria um lateral esquerdo pra repor a saída de Felipe Luís e talvez mais um zagueiro. Mas será que isso basta? E os meias? E o segundo volante?

Chelsea sofre dependência e Fàbregas e Hazard?
Para as meias, em nosso elenco temos: Hazard, que é top, Oscar e Willian, intocáveis para Mourinho, que ao analisarmos os números de ambos fica claro que eles estão muito aquém do que o Chelsea precisa. Cuadrado e Moses já mostraram que não são confiáveis, Bertrand Traore ainda é uma aposta. Para a posição de volante, temos Fabregas e Matic, esses incontestáveis. Ramires rende muito mais aberto pelos lados que de volante. Mikel é bom na marcação, mas não é um distribuidor de jogadas e Loftus Cheek ainda é garoto. E os nossos adversários já notaram isso e quando vão enfrentar o Chelsea eles sabem que o segredo é marcar Frabregas e Hazard que o Chelsea morre. Por isso a chegada de mais um dois jogadores para chamar a responsabilidade e decidir jogos é fundamental, por maior confiança que Mourinho tenha no elenco, fica evidente que sem reforços a temporada pode ser muito ruim, vide o Manchester City, que era campeão da Premier League, mas confiou demais em seu elenco, não se reforçou como deveria, e passou uma temporada em branco.

Com o dinheiro que tem em caixa, com o aumento das cotas de TV, com o aumento do dinheiro do novo patrocinador e com a venda de alguns jogadores que não estão sendo utilizados, o Chelsea tem dinheiro suficiente para buscar reforços que mudariam o patamar do time fazendo com que o rendimento da equipe crescesse. Mas a não ser que aconteça uma surpresa, veremos a janela de transferências se encerrar e nenhum grande reforço chegar. Baba e Stones, os únicos reforços que estão perto de chegar, são jogadores de defesa, e talvez nem sejam titulares, o que não resolverá em nada nosso problema.

Por: Thiago Rocha

Postar um comentário

0 Comentários