Seria o 4-1-4-1 a melhor opção?

Conte ainda está em busca do time ideal. Temos bons jogadores, mas parece que a formação da equipe em campo ainda não é o ideal. Não temos mais a carência de zagueiro e laterais, Alonso e David Luiz chegaram para suprir essa necessidade que tinha o elenco. Conte foi campeão com a Juventus jogando com 3 zagueiros, talvez seja essa a solução para os blues encontrarem o futebol equilibrado, já que nesse inicio de temporada o Chelsea tem vencido os jogos na base da emoção.

Hazard, Fàbregas e Diego Costa já mostraram que estão prontos para serem decisivos nessa temporada. Hazard já iniciou balançando as redes. Costa já está na briga pela artilharia, e esse ano a concorrência está mais forte com Ibrahimovic, Aguero, Kane, Vardy e Lukaku. E Fàbregas que ainda não é titular absoluto, talvez por precaução de Conte, quando tem entrado nas partidas tem sido decisivo com passes, criação de jogadas e gols. Esses três pilares foram fundamentais na campanha do título na temporada 2014-15 ainda com José Mourinho, esses jogadores voltando a jogar bem é fundamental para a equipe brigar pelos títulos nacionais.

As variáveis mais cabíveis para esse elenco seria o 3-5-2 ou 3-4-3.
3-5-2 com Courtois; Ivanovic, Cahill (Zouma) e Terry; Azpilicueta, Kanté, Alonso, Willian e Fàbregas; Hazard e Costa. Essa seria uma formação mais cautelosa com dois laterais jogando nas alas e um primeiro volante para dar suporte aos três zagueiro.

Já o 3-4-3 teria Courtois; Ivanovic, Zouma (Cahill) e Terry; Kanté, Matic, Oscar e Fàbregas; Willian, Hazard e Costa. Essa outra variável seria mais ofensiva, mas ainda assim cautelosa já que Oscar tem atuado com um segundo volante e tem ajudado bastante na marcação.
 Com as chegadas de Alonso e David Luiz, Conte teve a possibilidade de expandir o elenco e assim expandir as variações táticas. Agora cabe ao italiano procurar a melhor forma desse time jogar bem e disputar os títulos. Com a ausência nos campeonatos europeus, o Chelsea tem a obrigação de lutar pelas copas e pela Premier League. O treinador é excelente e temos um bom elenco, temos tudo para fazer uma grande temporada.