Entrevista com Leonardo Bertozzi

Entrevistamos Leonardo Bertozzi, jornalista da ESPN Brasil e especialista em futebol italiano, para saber sua opinião sobre os blues e o trabalho desempenhado por Antonio Conte. 

A entrevista foi comandada por Gustavo de Araújo, via e-mail. Confira: 

1) Como conhecedor do futebol italiano, você já esperava que o Conte pudesse fazer esse trabalho tão bom no Chelsea?
Esperava. Vale lembrar que a Juventus vinha de dois sétimos lugares antes de sua chegada. Conte tem uma mentalidade vencedora e a característica dos obcecados pelo sucesso: não gosta que nenhum detalhe passe despercebido, e nunca permite o menor sinal de queda de concentração de seus comandados. Outra prova de sua capacidade foi o grande trabalho com a seleção italiana na Euro, quando fez com que um time sem grandes estrelas fizesse boa campanha, eliminando uma das favoritas, a Espanha, e levando a Alemanha aos pênaltis.

2) Acredita que o Chelsea possa ser campeão inglês com esse esquema inovador no clube imposto pelo Conte?
Hoje é o grande favorito. Embora tenha perdido alguns jogos contra os outros times do top 6, raramente erra nos jogos contra os demais. Como a tendência é que os grandes roubem pontos uns dos outros, o Chelsea tem tudo para se manter na ponta.
Antonio Conte foi eleito o treinador do mês na Premier League nas últimas 3 vezes.
LEIA MAIS:

3) O que está achando do David Luiz? Acredita que possa voltar à seleção?
David Luiz se beneficia muito do esquema com três zagueiros, pois tem mais ajuda defensivamente (o time alinha com cinco quando não tem a bola) e pode colocar a serviço do time sua qualidade na saída de bola. Seleção me parece um discurso prematuro, até por usar um esquema diferente.
David Luiz é o destaque da defesa do Chelsea nessa primeira metade de temporada.
4) Qual o principal fator que fez o Chelsea vencer 13 partidas seguidas?
A mudança na maneira de jogar e a rápida adaptação do elenco às ideias de Conte. Potencializou Hazard, por exemplo, tirando o belga do lado do campo para dar a ele a liberdade de se movimentar por todos os lugares do ataque.

5) Quais posições o Chelsea possui maiores carências? Há opções no futebol italiano?
Por jogar com três zagueiros, o Chelsea pode buscar mais opções. Não há segredo sobre o sonho de contar com Bonucci, mas ele é fundamental para a Juventus e é difícil ver a Velha Senhora abrindo mão por uma cifra que não seja astronômica.

6) Nos últimos dias, houveram rumores que Fernando Llorente possa reforçar o Chelsea. Qual sua opinião sobre isso? 
Pode ser uma boa alternativa como homem de área no banco de reservas, já que suas características são diferentes das que oferece Batshuayi.

Em nome do Blues Of Stamford, agradeço ao Leonardo Bertozzi pelo tempo dedicado para conosco! 

KTBBFH