A sequência de fatos que nos deu a taça


Ganhamos. Ganhamos com soberania e de forma espetacular. Ganhamos porque somos os melhores e ganhamos porque merecemos ganhar. Ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar e ganhar. Seis vezes! O Chelsea é hexacampeão inglês, sendo o quinto na Era Premier League. 

A conquista do campeonato inglês teve toda uma sequência de fatos. Começou com um aproveitamento bem baixo até aquele fatídico 3 a 0 sofrido para o Arsenal no Emirates. Foi nessa derrota que o Chelsea foi campeão. Mas como uma derrota por 3 a 0 para o maior rival mudou totalmente o rumo da equipe na temporada? Normalmente, o perdedor se afunda ainda mais. Não com o Blues. Os comandados por Antonio Conte venceu o campeonato no segundo tempo daquele derby, quando houve uma troca que nunca ninguém imaginou que haveria tamanho resultado.
Precisou ser goleado, para reagir. 
No dia 3 de novembro do ano passado, falei pela primeira vez sobre o esquema que vinha dando certo. Quando Conte tirou aquele 4-1-4-1 com Kanté sendo o único homem de marcação e quando priorizava (erradamente) a segurança quando usava Matic e não Fàbregas na segunda linha de 4, o manager resolveu impor o esquema com 3 zagueiros. Mal sabia ele o que aconteceria em Stamford Bridge.

Após 13 vitórias seguidas, tentei decifrar o segredo de Conte, busquei explicar o porquê daquela simples troca de esquema mudou absolutamente tudo dentro de campo. Defendendo e atacando com 5, o Chelsea passou a ser um time que não sofria defensivamente e era extremamente objetivo com a bola. 

Em março deste ano, restando menos de 10 jogos para ser campeão inglês, falei sobre o aproveitamento do Chelsea comparando-o à campanha vitoriosa de 2014/15 com José Mourinho. Mostrei que o percentual era favorável a Conte e que o título estava próximo. Após a classificação contra o Tottenham para a final da FA Cup, reforcei a eficiência da equipe para vencer a partida, quando foi muito inferior ao adversário e mesmo assim fez 4 no derby em Wembley. 
Campeão! Antonio Conte leva a bandeira de campeão inglês da temporada 2016/17.
O Chelsea de 2016/17 venceu a Premier League de maneira categórica e tudo já estava planejado conforme a temporada ia acontecendo. Ainda resta o título da FA Cup, contra o Arsenal, mas se o blues manter essa regularidade, esse aproveitamento ofensivo e defensivo, terminaremos a temporada de estreia de Antonio Conte com o double. Up Chels!