Entrevista exclusiva com Paulo Soares, o Amigão



A equipe do Blues Of Stamford teve o enorme prazer de entrevistar Paulo Soares, jornalista da ESPN Brasil. Falamos sobre a nova safra de jornalistas, os brasileiros do Chelsea, futebol moderno, palpites e muito mais. Confere aí!

A entrevista foi comandada por Gustavo de Araújo, via rede social:

1) Como se sente sabendo que muitos jovens se espelham em você para ter o jornalismo como sua profissão futura? 
Fico feliz! Minha principal escola foi, e ainda é, a de ouvir os companheiros. A gente cresce. Espero poder ser de alguma forma um guia, uma referência para eles.

2) Qual conselho poderia dar para estes jovens?
Ouvir muitos programas e transmissões de rádio e TV, ler bastante. Estar plugado com a notícia. Não deixar de lado o jornalismo geral do dia a dia das nossas vidas. Aprender com os colunistas. E se possível ir aos estádio também, para ver jogos ao vivo. Se tiver a chance deve ir a treinos ou as concentrações e buscar contato com atletas e treinadores. Procurar preservar no interior de cada um o mundo da cultura e das artes. Ser eclético, completo, não ficar bitolado só no futebol.

3) Sim ou não ao futebol moderno?
Eu aprendi a gostar de futebol vendo os jogos dos anos 70, 80 e 90. Para mim era muito legal e muito melhor. Mas, essa mudança faz parte. Lamento a saída de tantos jogadores brasileiros para 
o exterior. No passado não era assim e os times criavam enorme identidade, era fácil escalar qualquer equipe. Hoje mudou muito. Gosto de ver o atual futebol jogado por grandes equipes europeias. O nosso jogo está bem abaixo.

4) O que é mais fácil? O futebol mudar a sociedade ou a sociedade mudar o futebol?
Não existe o mais fácil! E isso vai ocorrer quando cada um de nós cumprir a nossa parte de cidadãos honestos e de bem. Devemos ser amigos uns dos outros, respeitar as diferenças ideológicas, religiosas, políticas, econômicas, profissionais, artísticas, de raça....somos uma coisa só! É tudo nosso e por tão pouco tempo! Vamos viver, curtir o paraíso que é o mundo.

5) O que prefere: futebol bem jogado ou resultado?
Futebol bem jogado implica em você alcançar   bom resultado. Futebol bem jogado tem técnica, tática, física, inteligência, competência, bons jogadores...reunindo tudo isso, você tem o futebol bem jogado e enorme passo para a vitória.

6) O Chelsea é um clube que você simpatiza? Por quê?
Desde 1994 nós fazemos jogos do inglês. Não tenho o meu número 1. Tenho sim, uma admiração muito grande por diversos clubes ingleses. O Chelsea era pequeno, e de repente cresceu, com organização e respaldo financeiro, para se tornar uma potência. Tenho simpatia por vários clubes ingleses. O jogo jogado, os estádios cheios, cada time e cada cantinho do país respiram história. A paixão dos britânicos pelo futebol. Estar de uma forma ou de outra na PL é muito legal. E gosto sim, muito do Chelsea. 
Deste 1994 a ESPN transmite jogos do Chelsea e da Premier League


7) Confia no bicampeonato inglês do Chelsea? Está no caminho?
Sim! Tem um ótimo treinador e muito bom elenco. Campeonato difícil. Tem UCL, as copas inglesas....a PL é muito difícil. Cada vez mais os clubes estão se credenciando ao título. Há um crescimento geral, o que é bom para a competição. Acho que pelo menos seis equipes vão brigar pelo título. E em breve o quadro estará mais claro.

8) Qual jogo do Chelsea na Premier League que você narrou foi o mais marcante?
Não me lembro, sou ruim para memorizar. Mas tenho a impressão que foram dois ou três com Gols e vitórias em cima da hora. 
Desespero total e Gols perto do apito final. Acho que teve gol de Essien, Ivanovic.... Na UCL foi a final, em Munique, de Chelsea x Bayern, in loco, pela rádio ESPN ESTADÃO. 

9) Como é essa parceria com o Antero no SportCenter?
Muito boa e tranquila! Nos conhecemos desde 1986, Copa do México, depois tivemos uns trabalhos na antiga Rádio Record e estamos no canal desde 1994. Convivência pacífica, de respeito, entendimento e alegria. A alegria de algumas antigas transmissões migrou com a gente para o SportsCenter! Procuramos fazer um jornal leve, mas que faça pensar! Estamos há 16 anos no ar. Talvez a dupla da TV brasileira com mais tempo à frente de um programa. Não gostamos de uns poucos que nos chamam de palhaços, somos jornalistas, que as vezes se divertem a partir de pequenas coisas da vida. Fazer o SC com o Antero é um prazer! 
Amigão e Antero no SportCenter
10) Está acompanhando este início de Champions League? Quais times você considera favoritos ao título europeu?
Ordem aleatória: Manchester United
Manchester City
Chelsea
Liverpool
Barcelona
Real Madrid
Juventus
Bayern de Munique
PSG

11) Qual sua opinião sobre os brasileiros do Chelsea: David Luiz, Willian e Kenedy?
Gosto dos três, mas o David, às vezes, um pouco estabanado. Precisa corrigir isso. 

12) Qual sua opinião a respeito dos torcedores brasileiros do Chelsea no Brasil?
É um febre que vai tomando conta do país, torcedores daqui, torcendo por times de lá! Natural, normal! 
Ainda conheço poucos. Espero que aproveitem e divirtam-se assistindo aos canais ESPN e o WATCHESPN.

13) Sabemos que você acompanha o Blues Of Stamford pelas redes sociais há algum tempo e até vídeo já gravou para nós. Qual sua opinião sobre nosso trabalho e há algum conselho para seguirmos melhorando?
Vocês têm ótimo conteúdo. Gosto muito das entrevistas e informações. Estatísticas interessantes. E as escalações, que nos  ajudam muito!

14) Algum palpite de como termina o top5 da Premier League 2017/18?
Ordem aleatória: (6)
Chelsea
M United
M City
Liverpool 
Tottenham
Arsenal

Agradecemos o tempo disponibilizado pelo grande Amigão para conosco! Respeitamos muito o ótimo profissional e ser humano.