Guia Blues Of Stamford: Conheça Reece James, o sucessor do capitão

Reece James é o terceiro jovem apresentado no Guia Blues Of Stamford. (Foto: Divulgação)
Após falarmos sobre Mason Mount e Tammy Abraham, chegou a vez de detalharmos quem é Reece James, que posição joga, que características possui e o que pode entregar ao Lampard já nesta temporada. 

Nascido em Londres, o jovem de 19 anos foi criado e desenvolvido na base do Chelsea. No clube desde os 6 anos de idade, assinou seu primeiro contrato profissional há duas temporadas e esteve emprestado ao Wigan no último ano, onde teve a melhor temporada da sua carreira. Na base, venceu duas vezes a Premier League U18 e outras duas a FA Youth Cup. Pela seleção inglesa juvenil, conquistou o Torneio de Toulon e o Europeu U19, ambos em 2017.

CARACTERÍSTICAS

Destro, com 1,82m, Reece James também pode atuar como zagueiro e volante, mas tem na lateral-direita a posição que mais o potencializa. Muito forte fisicamente e com grande explosão, James também possui muita habilidade com a bola nos pés. Habilidade esta, usada frequentemente de forma vertical e combinada com sua força física para chegar à linha de fundo. Com grande potência na perna direita, também é capaz de realizar grandes finalizações ao gol, podendo, até, cobrar faltas de médias e longas distâncias. 

SAIBA MAIS:
Ouça o nosso podcast no Spotify!
Conheça TUDO sobre Mason Mount
Quem é Tammy Abraham?

Defensivamente, também não deixa a desejar. Na última temporada, pelo Wigan, realizou 4,7 interceptações por jogo, além de 9,5 recuperações de bola. 

PERSONALIDADE

Assim como Mason Mount, James está há muito tempo no Chelsea e se tornou um torcedor do clube. Em entrevista nas últimas semanas, o lateral mostrou ter um psicológico muito bom e a humildade necessária para esperar as suas oportunidades. "Desde que eu estive no Chelsea, meu sonho tem sido se tornar um jogador do time principal e espero que isso aconteça. Eu quero jogar, todo jogador quer, mas às vezes você tem que ser paciente e continuar trabalhando duro todos os dias", falou.

Sem Zappacosta, emprestado à Roma, Reece será o reserva imediato de Azpilicueta, capitão do clube desde a saída de John Terry. "Estou aqui para ajudar todos e ele (Reece) é um garoto incrível. Ele tem uma mentalidade muito boa, ninguém tem dúvidas sobre seu talento em campo e espero que ele possa ser muito importante para nós", disse o capitão do Chelsea sobre o jovem inglês.


James tem potencial para ser o titular da seleção inglesa por muitos anos. (Foto: Divulgação)
Em meio a tantos elogios e muitas expectativas, Reece James parece estar tranquilo sempre que perguntado sobre as chances que terá com Lampard. É um garoto que está esperando sua oportunidade e soube aproveitar como poucos o empréstimo que teve ao Wigan.

EMPRÉSTIMOS

Wigan: Reece James foi apenas emprestado ao Wigan durante sua carreira como profissional. Na Championship 2018/19, participou de 46 jogos ao todo, sendo 45 na Championship, marcou três gols e deu três assistências. Se os atacantes do Wigan fossem um pouco mais felizes nas definições das jogadas criadas por Reece, o jovem terminaria a temporada com cerca de dez a treze assistências. 

Estatísticas pelo Wigan - média por jogo:
  • 4.7 interceptações 
  • 2.1 dribles 
  • 8.5 duelos vencidos
  • 9.5 recuperações de bola
  • 8 passes verticais
  • 1.5 passes para finalização
No clube da segunda divisão inglesa, James recebeu três prêmios: 
  • Melhor jogador do ano - eleito pelos torcedores
  • Melhor Jogador do Ano - eleito pelos próprios jogadores
  • Gol da Temporada - Gol marcado durante o empate por 2 a 2 contra o Bristol City.

Assista o gol marcado por Reece James, eleito o mais bonito da equipe na última temporada. Um mix de força física, explosão e forte finalização: o resumo do que é o sucessor de Azpilicueta dentro do Chelsea.


TATICAMENTE

Reece James atuará como lateral-direito no Chelsea mesmo podendo realizar outras funções. Pelo lado do campo, realiza as transições ofensivas e defensivas com uma velocidade muito grande e infinitamente superior se compararmos ao Azpilicueta. Ainda, tem por característica própria infiltrar pelo meio em busca de um passe que quebre as linhas e até mesmo para tabelar e chegar mais próximo do gol. É um jogador muito inteligente e maduro para a sua idade.


Ofensivamente, James dá opção para a linha do fundo. É um lateral que realiza boas ações ofensivas. (Imagem: Total Football Analysis)

Como dito anteriormente, James gosta de penetrar pelo centro da defesa adversária em busca da tabela com o atacante que estiver mais avançado pelo seu lado. (Imagem: Total Football Analysis)

Reece é muito veloz nas transições. Na imagem, James parte em velocidade após o Wigan sofrer um contra-ataque. (Imagem: Total Football Analysis)

Desarme importante após o adversário partir em velocidade em um contra-ataque. (Imagem: Total Football Analysis)

AVALIAÇÃO FINAL

Na minha opinião, é questão de tempo para Reece James assumir a titularidade da lateral-direita do Chelsea. Em grande evolução e com Azpilicueta em declínio técnico, não será difícil colocar o capitão no banco. Lampard preferiu emprestar Zappacosta para ter James como o substituto direto já neste início de temporada. Resta apenas saber como o jovem inglês retornará de lesão, visto que passou por cirurgia no joelho durante  a pré-temporada. James deverá retornar ao treinamentos após a próxima Data FIFA que acontecerá na próxima semana. 

Desempenho atual: Ainda não atuou com Lampard
Capacidade: ★★★★★


Colaboração Jean Ricardo Dallmann.

Postar um comentário

0 Comentários