Guia Blues Of Stamford: Loftus-Cheek, o mais completo dos meio-campistas

Loftus-Cheek é mais um jogador oriundo da base do Chelsea a ser analisado por nossa equipe. (Foto: divulgação)
O Blues Of Stamford está de volta com os guias sobre os jovens do Chelsea e, após falarmos de Mason Mount, Tammy Abraham, Reece James, Kurt Zouma e Callum Hudson-Odoi, chegou a vez de Ruben Loftus-Cheek. 

No Chelsea desde 2002, com apenas 6 anos de idade, Loftus-Cheek frequentou as categorias de base do clube até 2014, quando assinou seu contrato profissional e teve suas primeiras oportunidades no elenco principal com José Mourinho. 

Em 2016, Ruben recebeu o prêmio de revelação do ano do Chelsea e também o de melhor jogador do Torneio de Toulon pela seleção inglesa - convocado desde 2011, quando foi chamado para o sub-16. 

Na base, conquistou a Youth League, FA Youth Cup (duas vezes), Copa da Liga Inglesa e a Premier League sub-23.

Como profissional, Ruben Loftus-Cheek já venceu a Premier League duas vezes (2014/15 e 2016/17) e a Europa League na última temporada, na qual teve o maior destaque com a camisa do Chelsea e terminou a temporada como titular, antes de se lesionar e perder as últimas duas partidas do ano. Lesão esta que o tirou do início do trabalho com Frank Lampard. A previsão de retorno é para o começo de Outubro. 

CARACTERÍSTICAS

Loftus-Cheek é um meio-campista completo. É um jogador alto, de 1,91m, forte e com muita explosão, Ruben pode atuar em diversas posições e realizar inúmeras funções dentro do time. É um coringa. Na última temporada, com Maurizio Sarri, marcou 10 gols em 40 jogos, mesmo tendo pouca minutagem em boa parte do ano. Números estes que garantiriam a sua titularidade na temporada seguinte caso a lesão não o impedisse.

SAIBA MAIS:

Com mais força e mais objetividade que Kovacic, se adaptou facilmente ao esquema do último treinador que passou por Stamford Bridge e se tornou titular com méritos. Formou o tripé de meio-campo com Kanté e Jorginho, trio que pode se formar nesta temporada novamente.

TATICAMENTE

Como já dito anteriormente, Loftus-Cheek pode atuar em mais de uma posição e realizar diversas funções. Vamos a elas.

4-3-3 - Meio-campo atuando pela esquerda

Foi assim que Loftus-Cheek atuou com Maurizio Sarri. Jogava na mesma posição que Kovacic, porém realizando funções diferentes. Mesmo com uma razoável capacidade de auxiliar na marcação por conta de sua força física, sua principal característica é a explosão vertical em busca do gol. Portanto, neste esquema e nesta posição, Loftus-Cheek tem a função de receber a bola dos zagueiros ou do Jorginho e levar ao ataque, trocando passes com o ponta-esquerda e infiltrando na área em busca do arremate ao gol. É um jogador que finaliza muito.

(App Line Up + Edição)
4-3-3 e 4-2-3-1 - Ponta esquerda

Por ser um jogador com boas e interessantes qualidades ofensivas, pode também ser utilizado como ponta esquerda. Apesar de ser rápido, não é tanto quanto Hudson-Odoi, Pulisic e Mount, mas sua força, explosão e técnica acima da média devem compensar e tornar a ponta esquerda também uma posição em que pode ter destaque com Frank Lampard. 

(App Line Up + Edição)
4-3-3 - Falso 9

Não deverá ser uma possibilidade muito utilizada por Lampard já possuir três centroavantes no elenco, mas é uma opção. Com 1,91m e muita força, Loftus-Cheek poderia ser testado flutuando na área e segurando a bola para os velozes pontas que o Chelsea possui.

(App Line Up + Edição)
4-2-3-1 - Meia-armador/Meia-central

No esquema preferido de Frank Lampard, Loftus-Cheek deve atuar como meia-armador, disputando posição com Mount e Barkley. No 4-3-3, já vimos que Ruben sabe jogar e realizar suas principais funções, mas tenho dúvidas se conseguirá render atuando como o homem das assistências. Caso consiga, é titular absoluto. Loftus-Cheek é mais jogador e mais completo que Ross e Mason. 

(App Line Up + Edição)
EMPRÉSTIMO

Crystal Palace (17/18): Emprestado apenas uma vez, foi em outro time de Londres que Loftus-Cheek evoluiu seu jogo, se encontrou em campo e cresceu assustadoramente. Com 25 jogos naquela temporada, 2 gols e 5 assistências, Ruben não se restringiu apenas a números. Com um papel importante no time, adquiriu confiança e voltou para o Chelsea muito melhor do que quando saiu. Um dos poucos jogadores que aproveitou o seu empréstimo e retornou pronto para jogar pelos blues. 

PERSONALIDADE

É um Chelsea Fan. No clube desde os 6 anos de idade, Loftus-Cheek é apaixonado pelo Chelsea e torcedor declarado. Em julho deste ano, renovou por mais 5 anos e estendeu seu vínculo até 2024. "Estou muito feliz e satisfeito. É o lugar que eu cresci jogando e espero que possa permanecer por muito mais tempo. Quando eu olho para trás e vejo como o trabalho duro valeu a pena, é uma sensação boa. Isso só me faz querer trabalhar mais para conseguir mais no futuro. Espero ganhar mais troféus com a equipe e me tornar um jogador chave para o Chelsea", falou durante o anúncio de sua renovação. 

AVALIAÇÃO FINAL

Como já disse anteriormente, Loftus-Cheek é completo e o mais completo dentre os nossos meio-campistas. Não é qualquer um que consegue realizar quatro, cinco ou até seis funções dentro do campo atuando por várias posições em diferentes esquemas. Se conseguir se recuperar perfeitamente e jogar 100% ainda nesta temporada, não me restam dúvidas que será titular. Caso Lampard não queira tirar Mason Mount do time, terá que encontrar outra posição para o garoto.

Desempenho atual (2018/19): ★★☆☆ 
Capacidade: ★★★



Postar um comentário

0 Comentários