Às vezes é necessário colocar água no chopp


Photo by Chris Lee - Chelsea FC/Chelsea FC via Getty Images

Quando o Chelsea anunciou oficialmente a contratação do astro alemão Timo Werner até junho de 2025, atrevo-me a dizer que literalmente TODO torcedor comemorou. Afinal, ele se junta ao marroquino Hakim Ziyech na dupla de reforços que poderá dar mais criatividade, poder de decisão e leveza ao plantel de Frank Lampard. Além disso, é inegável que ter um selecionável de uma enorme seleção, como a Alemanha, no elenco é fundamental para o branding dos Blues. A exceção de Hazard,  Kanté e Giroud, esses últimos campeões do mundo em 2018, o Chelsea não contava com selecionáveis indispensáveis para suas seleções (antes que vocês digam, eu sei, Giroud não fez nenhum gol na Copa, mas se não foi barrado, algo de interessante ele agregava ao esquema de Didier Deschamps, não é mesmo?). Mas o assunto de hoje não é esse. Estou aqui para fazer as vezes do advogado do diabo e colocar água no chopp dos torcedores Blues de todo Brasil.
Durante a atual temporada, pré e agora pós-paralização devido a pandemia do novo coronavírus, é notável que o ponto fraco do atual elenco é a defesa. Quando digo defesa não me refiro somente a jogadores, mas sim a sistema e situações de jogo. A partida ruim contra o Aston Villa e a excelente contra o Manchester City, na última quinta-feira, só compravam o fato de que nossa defesa é extremamente inconstante. Não me lembro a última que conseguimos emendar duas ou três partidas com atuações impecáveis de Rüdiger, Christensen, Zouma e cia.

Timo Werner se despede do RB Leipzig e estreia no Chelsea na próxima temporada
 O alemão Timo Werner foi confirmado como novo reforço do Chelsea para a temporada que vem.
Foto:  EFE/EPA/FILIP SINGER

Dito isso, peço licença para pedir a você, caro leitor, que deixe a euforia das contratações de Ziyech e Werner de lado e junte-se a mim na seguinte preocupação: não existir sequer UM rumor sobre contratações para a zaga. Assim como "amor é amor e um lance é um lance", um rumor é apenas um rumor, não diz nada e muitas vezes é apenas ferramenta para engajar audiências de grandes veículos. Mas, vale lembrar, Werner era um rumor quente há tempos, que por fim se concretizou. Agora, me pergunto: estamos satisfeitos com a defesa (goleiro, zagueiros e laterais)? Vamos com essa turma para a próxima temporada? Não está clara a diferença gritante que o primeiro terço do campo tem para o segundo e o terceiro?


Torço para que Lampard, Marina e todos os profissionais de scouting do Chelsea estejam trabalhando na calada da noite para anunciar um zagueiro que, de fato, venha para liderar e tomar conta da defesa, algo com o que estamos mega acostumados depois de assistir por anos John Terry, Ricardo Carvalho e Gary Cahill assumirem esse papel. Está certo que, para a lateral do campo, o rumor de Ben Chilwell, jogador do Leicester de quem Lampard é fã, está permeando as redes sociais relacionadas aos Blues. Mas, ainda assim, a preocupação permanece: Alonso e Palmieri não devem ficar (tomara que não fiquem mesmo) e o atual capitão Azpilicueta oscila demais e deixa muito a desejar na parte defensiva.

Poderia aqui citar minha vontade de contar com "Laportes", "Škriniars" e "Koulibalys" da vida, mas sabemos que isso não vai acontecer. Portanto, espero de verdade ser surpreendido com uma ou duas baitas contratações para o setor ao final da temporada. Simplesmente me recuso a acreditar que Lampard e toda a comissão estejam negligenciando a evidente necessidade de solidificar o setor, afinal, sou um torcedor mal-acostumado que sempre valorizou clean sheets. Culpem Cech e Terry por isso.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Foi no ponto. Concordo com tudo. Só não sei se o Chilweel resolveria o problema da lateral. Não vi nada demais nele nos jogos do Leicester

    ResponderExcluir
  2. A comemoração pela contratação de Ziyech e Werner foi super válida, mas também acredito na ENORME necessidade que o Chelsea tem de reforçar sua defesa.
    Como você mesmo perguntou no texto, será que existe algum torcedor confiante numa defesa com Kepa, Azpi, Rudiger, Zouma/Christensen e Alonso/Palmiere?

    Apesar de tudo, estou confiante que Lampard vai focar na defesa nas próximas contratações. Começando pela LE, e se o mercado permitir, trazendo um bom nome para a zaga.

    ResponderExcluir