O bom desempenho de Mason Mount retratado em números

Mount é um dos principais jogadores do Chelsea na temporada. (Foto: divulgação)

Mason Mount, 21 anos, é um dos principais jogadores que surgiram na base do Chelsea nos últimos anos. Sua inteligência, versatilidade, qualidade com a bola e importância sem ela o credenciam como uma joia. Se até temporada passada Mount era menosprezado por contribuir pouco diretamente nas estatísticas, isso está mudando no seu terceiro ano seguido no comando de Frank Lampard.

Na temporada 17/18, quando estava emprestado para o Vitesse, da Holanda, Mount se mostrou capaz de marcar muitos gols e dar muitas assistências, totalizando 13 e 10, respectivamente. No Derby, com o Lampard, encerrou a temporada 18/19 com 11 gols e 6 assistências. Ano passado, já pelo Chelsea e novamente com Lampard, Mount contribuiu "apenas" com 8 gols e 6 assistências, porém foi o líder de "pré-assistências", ou seja, o passe que antecede a assistência, com 8. O segundo foi Jorginho, com 5.

> Mount está entre os jogadores mais valiosos do mundo, segundo estudo
> Todos os episódios do Podcast Of Stamford

Na temporada atual, Mount coleciona bons números e estatísticas importantíssimas para o funcionamento geral do time do Lampard. Até o momento, o jovem inglês marcou 1 gol, contribuiu para 3 assistências e 2 pré-assistências - sendo novamente o líder da equipe nesse quesito. Mas não são esses os números que mais impressionam.

Getty Images

Até o momento, apenas dois jogadores da Premier League acertaram em média 2 lançamentos, 2 passes chaves (passes que ressultam em uma boa jogada/definição) e 2 desarmes por jogo nessa temporada. Um, obviamente, é Kevin De Bruyne. O outro é Mason Mount.

ANÁLISE: O terceiro gol do Chelsea vs Leeds

Ainda nesta edição da Premier League, apenas 4 jogadores criaram mais chances de gol que Mason Mount (23): Bruno Fernandes (34), De Bruyne (29), James Rodriguez e Grealish (24). Aliás, na vitória contra o Leeds, Mount criou incríveis 7 chances de gol, mais do que qualquer jogador do Chelsea na atual temporada e nenhum jogador do clube conseguiu criar tanto em uma única partida nos últimos cinco anos. Nem mesmo Eden Hazard. O mesmo dado serve para o número de cruzamentos certos. Nenhum jogador do Chelsea, nos últimos cinco anos, completou mais cruzamentos em uma mesma partida que Mason Mount contra o Leeds: foram 6.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Sem bola, Mount também é um dos jogadores mais importantes do Chelsea. Com 20.4 pressões (pressing) exercidas por jogo no portador da bola, o inglês é um dos jogadores com até 23 anos que mais pressionam na Premier League. O líder é Gallagher, também do Chelsea, emprestado ao West Brom.

Números que começam a retratar o ótimo desempenho de Mason Mount partida após partida. Ainda segue sem entrar nas estatísticas de goleadores e jogadores com mais assistências, mas a função principal dele não é essa. Mount é importante para a engrenagem funcionar no meio campo, para ligar ataque e defesa e construir jogadas importantes. O cara do último passe é o Ziyech. Os caras dos gols são os atacantes. Se não é o principal jogador da temporada, Mount é, sem a menor dúvida, top 3. 

Postar um comentário

0 Comentários