O que Lukaku pode proporcionar ao Chelsea

Belga tem valências essenciais para o modelo da equipe

Por @bourguignon_08
Romelu Lukaku chega ao Chelsea como a principal contratação da equipe para a 21/22, vindo de uma temporada muito importante na Internazionale, acabando com o jejum de títulos da equipe no campeonato Italiano. Retorna ao clube onde apareceu para o futebol. Aos 28 anos, vem no “auge” técnico, tático, físico e psicológico de um futebolista, sabendo utilizar o que tem de melhor e potencializando o coletivo com suas características.

Getty

Para entendermos o motivo do Chelsea estar buscando o Lukaku no mercado é bem simples, para além de ser um dos melhores atacantes do mundo atualmente, Lukaku tem características que casam muito bem com o modelo do Tuchel, trazendo ainda mais qualidade para um setor que deixou a desejar em alguns momentos da temporada.


Um dos princípios do modelo do Chelsea é acionar o atacante no apoio frontal (pivô), seja na saída com os zagueiros ou com os próprios meias e alas achando esse passe, com intuito que isso gere espaço através do arraste e faça com que os jogadores ao redor ataquem a última linha do adversário se aproveitando disso, abaixo um exemplo de como o Chelsea procura esse passe na saída de bola.



Lukaku é mestre em fazer esse tipo de movimento, usando sua força e inteligência para atacar a bola no momento exato, tendo total controle sobre espaço, bola e marcador, realizando essa ação como apoio para o meia que vem de trás ou para si próprio, achando passes ou conduzindo para a equipe progredir no campo adversário.

Um dos movimentos que Lukaku também domina são arrastes dos zagueiros, gerando muito espaço para os alas, meias e os atacantes que fazem companhia a ele atacarem a última linha adversária, numa equipe com jogadores muito inteligentes para a leitura de espaço como Mount, Havertz, Werner, isso vai agregar muito e criar ainda mais chances de gols para a equipe, um dos exemplos de como isso pode ajudar é o gol da final da Champions League, onde o arraste do zagueiro faz abrir uma linha de passe para Havertz aproveitar o espaço nas costas do zagueiro.


Para além de melhorar e ter características que se ajustam ao modelo da equipe, Lukaku vem trazendo coisas que agregam onde o Chelsea não teve destaque na temporada passada, a bola aérea é um desses pontos, tirando alguns lances pontuais da temporada e nos lances de bola parada onde os zagueiros sobem para cabecear, o aproveitamento com bola rolando foi bem ruim, numa equipe que joga com alas onde se chega ao fundo muitas vezes na partida, pode e deve ser uma alternativa durante as partidas.


Outro fator (o principal) que a equipe do Chelsea falhou na última temporada e Lukaku traz são os gols, sua movimentação agressiva de mobilidade atacando a última linha e sua finalização apurada vem para acabar com a baixa conversão de grandes chances, dando muita opção e fluidez ao ataque e preocupando sempre os zagueiros com uma atenção especial.


Lukaku vem para ser a solução, difícil cravar que uma contratação irá dar certo antes da temporada começar, mas a margem de erro nessa é quase mínima, um jogador rodado e que fez gols por onde passou, ao final da temporada a sensação é que o Chelsea vai olhar pra trás e comemorar cada centavo gasto.

Postar um comentário

0 Comentários