Todo espaço é valioso no futebol e Tuchel sabe disso

Thomas Tuchel, técnico do Chelsea (Isabel Infantes/Imago/OneFootball)

No futebol, todo espaço é valioso e deve ser avaliado todas as suas formas de atacar e defender. Alguns deles tem um grau de importância maior dentro do jogo. Os espaços que mais se buscam atacar para gerar perigo direto ao adversário são os espaços com grandes chances de sucesso na finalização como a “frente do gol”, o chamado “espaço vital”, encontrar um jogador livre nesse local é o que as equipes sempre buscam.

O Chelsea é uma equipe que tem facilidade em encontrar espaços no último terço, podendo assim gerar perigo ao adversário atacando o espaço vital, usa a quantidade para confundir os defensores adversários, ocupando todos os corredores de ataque e tendo sempre uma opção de mobilidade para atacar as costas da última linha adversária.

Reprodução

Todos os jogadores realizam movimentos que facilitam a criação desses espaços, com uma compactação ofensiva que funciona bastante, tendo sempre opções de passe e recuperações, seja no pós perda ou ganhando a segunda bola, essa compactação facilitando as opções de passe em profundidade ou largura dificulta o adversário a “cobrir a bola”, fazendo que a defesa adversária fique vulnerável e falhe na cobertura dos espaços vitais.

Reprodução

Jogar com três zagueiros facilita esse movimento de preenchimento dos espaços, com os alas subindo durante o ataque e formando uma linha de cinco jogadores, alargando o campo e utilizando quantidade e qualidade com estímulos bem definidos do momento de entrar na área, dependendo do local do campo onde a bola está, também se sabe como entrar, entrando no lado oposto, arrastando no “primeiro pau” e outros movimentos que favorecem e geram espaços.

Reprodução

O Chelsea ainda tem muitos pontos para evoluir e vem buscando isso nesse início de temporada, atacar o “último terço” é um dos pontos que a equipe vem melhorando e fazendo de forma positiva, os espaços não caem do céu e devem ser gerados com movimentações. Tuchel vem dominando esse aspecto e fazendo com que a equipe sempre tenha grandes chances nos jogos.

Postar um comentário

0 Comentários